Acervo do Núcleo Audiovisual de Documentação
Organização Eliska Altmann
Em memória de Ana Maria Galano Linhart
Sociólogos e sociólogas brasileiras/ SBS Memória
Proposta do acervo
Resgatar e cultivar a memória do NAVEDOC, bem como os projetos e as produções da socióloga, professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.
Objetivo Principal
Disponibilizar documentos, textos, imagens e filmes produzidos pelo NAVEDOC tanto fisicamente, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), quanto em formato digital – aqui veiculado. (Devido a seu acúmulo, o material será disponibilizado e atualizado aos poucos nesta página).
Introdução (projeto original)
Um número crescente de cientistas sociais preocupa-se com a constituição de acervos de imagens e com os usos de imagens como tema e fonte documental. Desde sua constituição, em 1987, o Núcleo Audiovisual de Documentação (NAVEDOC), do LPS/IFCS, propõe-se a promover projetos de pesquisa voltados para a análise de imagens históricas fixas e animadas, assim como para a produção de fotografias e vídeos que constituam instrumentos de investigação e suporte para a apresentação de seus resultados.
Desde meados de 1995, constatou-se a necessidade de estreitar a associação entre as atividades do Núcleo e as dos integrantes da linha de pesquisa Sociologia da Cultura, Simbolismo e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da UFRJ. Para atingir este objetivo, foram definidas duas frentes de trabalho para o Núcleo: desenvolvimento de novo projeto de pesquisa “Imagens do campo e representações do Brasil na produção cinematográfica nacional (1960-1990)”, e manutenção da linha de atividades regrupadas sob a denominação “Usos da imagem em pesquisas em Ciências Sociais”, de modo a garantir a associação com a linha de pesquisa institucional e preservar particularidades da reflexão e práticas do Núcleo (produção de documentários em vídeos, documentação fotográfica, elaboração de inventários e catálogos, estudos teóricos e metodológicos sobre textos visuais etc.)
Durante o período 1997-1998, trabalharam no Núcleo Audiovisual de Documentação dois bolsistas de Iniciação Científica (IC). A partir de abril de 1998, integrou-se ao Núcleo mais uma aluna de graduação em Ciências Sociais, beneficiária de bolsa IC/CNPq, concedida ao projeto integrado “As interpretações da cultura e o tema da nacionalidade”. Desde julho de 1998, quatro alunos do curso de graduação não-bolsistas passaram igualmente a participar das atividades do Núcleo, que também tem contado com a colaboração de uma bolsista CNPq de apoio técnico filiada ao projeto integrado “As interpretações da cultura e o tema da nacionalidade”.
As atividades do NAVEDOC foram reativadas durante o ano de 1998, depois de um período de difícil acompanhamento à distância dos trabalhos dos alunos, uma vez que a coordenadora do Núcleo afastou-se do país (nov. de 1996 - fev. de 1998) para pós-doutorado. A reflexão sobre as experiência acumulada nos anos anteriores permitiu no entanto a publicação de artigos e capítulo de livro que constituem aplicações de conhecimentos adquiridos na análise de fotografias e avaliações do rendimento da “iniciação à pesquisa com imagens”.
Projetos
Textos/Artigos
-
GALANO, Ana Maria. “Dois afrescos”. Jornal de resenhas. Folha de S. Paulo, 1997.
Imagens/Fotografias
-
“Fotografando a moradia popular”. Fotos: Ariana Timbó. Morro dos Cabritos, 1992.
-
Layout do catálogo “Imagens da Terra” – NAVEDOC/NUER.
-
Mostra Joaquim Pedro de Andrade. CCBB. Fotos: Paulo C. Lara, s/d.
Vídeos
-
“E por aqui vou ficando...” (1994) – coordenação geral: Ana Maria Galano.
-
“Oxalá Jesus Cristo” (1988) – direção: Ana Maria Galano, argumento: Caetana Damansceno. NAVEDOC/ISER Vídeo.
Link em Breve
-
TVE – Curta Brasil. Debate sobre o filme “Couro de Gato”, de Joaquim Pedro de Andrade, com Ana Maria Galano e Mário Carneiro (qualidade ruim).
Link em Breve